quarta-feira, 27 de maio de 2009

Francesinha
















Como tripeira de gema que sou é claro que a Francesinha é um dos meus pratos favoritos.
Pode-se dizer que sou uma expert pois já comi Francesinhas de todos os tipos, em não sei quantos sitios diferentes.
Mas esta Francesinha feita em casa ganha aos pontos às outras Francesinhas (já repararam que sou muito modesta)
Aqui no Porto há imensas variantes da Francesinha - com carne assada (que fica fantástica), com bife, com camarão entre o pão e o quejo que cobre a parte de cima, com ovo ....
Há restaurantes cá no Porto onde a única pergunta que fazem é - com batata ou sem batata? pois a unica coisa que servem é este famoso prato.

Conta a história que a Francesinha foi inventada por um antigo emigrante em França que se inspirou no Croque Monsieur para fazer a Francesinha, dai também o nome.
Quando regressou ao Porto abriu um restaurante (Regaleira) onde tinha Francesinhas e hoje é cartão de visita da cidade do Porto.
A receita do molho de Francesinha fui buscá-la ao Forum Bimby

Ingredientes

Molho
2 dentes de alho
250 gr. cebola
50 gr. azeite
salsa
1 folha de louro
2 piri-piris
2 caldos knorr de galinha
250 gr. polpa tomate
1 colher sopa molho inglês
0.33 cerveja
150 gr. vinho branco
50 gr. whisky
30 gr. maizena
100 gr. água

Francesinha
Pão forma (se for daquele de confeitaria ainda melhor)
Bife (dizer que é para francesinha, para ser 1 bife baixinho e tenro) ou carne assada
salsicha fresca
fiambre
mortadela com azeitonas
queijo laminado (cobrir todo o pão com o queijo)
Colocar no copo, a cebola, o alho e o azeite e pique 6 seg./Vel.3 1/2
Programar para refogar 7 mn./ Temp. 100º/Vel. 1
Adicione todos os outros ingredientes à exepção da maizena e da água e programar 20 mn/Temp.100º/Vel.1
Quando terminar juntar a maizena dissolvida na água e programar 5mn/Temp.100º/Vel.1
Retirar a folha de louro e triturar Vel.5-7-9 /1 mn

Entretanto grelhar o bife temperado com sal e pimenta e a salsicha fresca
Levar as fatias de pão de forma ao forno para torrarem um bocadinho.
Eu barro também com um pouco de manteiga
Depois colocar 1 fatia de fiambre, a salsicha fresca, a mortadela com azeitona e o bife. Cobrir com outra fatia de pão e com esta fazer uma cama de queijo, cobrindo todo o pão com o queijo.Levar ao forno a gratinar
Depois é só deitar o molho quentinho por cima e já está.
Este molho é muitoooooooo bom e rende imenso.
Da ultima vez que fiz sobrou imenso molho que congelei, e desta vez foi só tirar da arca e deixar descongelar. Depois para lhe dar alguma consistência e aquecê-lo deitei-o no copo da bimby e programei 5mn/Vel2














Parecia que tinha acabado de ter sido feito





















Fonte: Forum Bimby/Receita 556

11 comentários:

  1. Eu tb sou louca por francesinhas :-) está com um aspecto de cair, a tua...

    ResponderEliminar
  2. Esta estava de facto mágnifica.
    Se fizeres esta receita vais adorar

    ResponderEliminar
  3. Fantástica a tua Francesinha!
    Definitivamente tenho que fazer francesinhas aqui por casa! Eu tenho uma receita que me foi dada por um tripeiro e ainda não a experimentei mas, já comi a dita em vários sítios (vivi durante 6 anos em Aveiro e desde miúda que a minha vida sempre teve passagem por essas bandas)mas a que melhor me "caiu" até à data foi a que comi num cafézinho à beira Ria na Torreira..., posso dizer que sou FÃ do Norte e Trás-os-Montes :)

    ResponderEliminar
  4. O meu namorado é maluco por francesinhas, de certeza que ia adorar e devorar essa com um aspecto tão bom!! :P

    ResponderEliminar
  5. Meninas

    Aconselho-vos a experimentar e o molho é mesmo muito bom. Como rende imenso dá para congelar e voltar a utilizar outra vez.
    Eu agora já não como francesinhas fora de casa

    ResponderEliminar
  6. Olá. Só tenho a minha "bimbinha" há duas semanas e estou a adorar. Uso-a todos os dias!
    Vim espreitar a francesinha que nunca comi e quero experimentar. Vou levar esta receita e voltarei mais vezes.
    Beijinhos
    Noelia Policarpo Dias

    ResponderEliminar
  7. Tanta cebola, não dá um sabor muito forte a esse ingrediente?
    O molho tem um aspecto fantástico, mas fiquei receosa quanto ao peso das cebolas.
    Aliás, desconhecia a existência de cebolas no molho da francesinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia
      desculpe só responder agora, espero ir a tempo. eu pessoalmente acho que a cebola funciona muito bem no molho mas se acha que é muita, reduza um pouco na quantidade. Este molho é fabulástico
      bjnhs

      Eliminar
  8. Olá! Esta receita dá para quantas pessoas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá,

      o molho dá para umas 8 francesinhas. O resto dos ingredientes depende do numero de francesinhas que quer fazer.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta, vou experimentar fazer amanha. :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...