segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pãezinhos com pepitas de chocolate


 
 

Este fim de semana, quando fui ao supermercado levei os miudos comigo, e eles queriam trazer uns pãezinhos com pepitas de chocolate, eu lembrei-me que já tinha visto em vários blogs espanhóis, a receita destes pãezinhos, eles dão-lhes o nome de doowaps, e assim resolvi experimentar fazer em casa.
Ficaram fantásticos, a massa é muito saborosa e fofa, mesmo bons.
Vou começar a usar esta massa para fazer pãezinhos mesmo sem colocar pepitas.
Hoje lá foram na lancheira para a escola..
São bem mais saudáveis que os de compra e o resultado é igual.
Eu segui a receita do blog Velocidadcuchara.


 
 
 
Ingredientes:
110 g de leite gordo à temperatura ambiente (eu usei meio gordo)
25g fermento fresco
30 g de azeite ou óleo de girassol  (eu usei óleo de girassol)
1 gema de ovo
1 colher de sopa de baunilha líquida
250 gr de  farinha
40 g de açúcar
Uma pitada de sal fino
50g chips de chocolate
 
 
 

Começar por pesar as pepitas de chcolate e colocá-las no congelador.
Colocar o leite no copo com o fermento e programar 3 minutos, Temp. 37Cº, velocidade 3.
Adicionear o óleo, a gema de ovo, a baunilha,a farinha, o açúcar e o sal e programar 3 minutos,Vel. Espiga.
Remover massa para uma tigela oleada e tapar com papel aderente; deixe repousar até que dobre o seu volume.
Fazer bolinhas com a massa e colocar as pepitas de chocolate com cuidado, deixando algumas pepitas para decorá-los.
Eu dividi a massa em duas partes, cada uma em três e cada uma destas três em dois, deixando assim  12 pães.
6Coloque-as no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, cubra com um pano e deixe descansar novamente até que dobre o seu volume.
 Pintar as bolinhas com ovo batido e leve ao forno a 180 graus, cerca de 10 minutos.
 
 
 
 

11 comentários:

  1. Adorei a ideia, vou experimentar em casa! :)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  2. Olá:)Muito bons os pãezinhos,acho que um dia destes vou experimentar aqui em casa.
    O meu Vasco também gosta muito destes pãezinhos.
    Gostei muito do seu blogger.............bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos, vou experimentar. Levo a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. òptima sugestão para os mais pequenos e não só...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Acabei de fazer e ficaram maravilhosos. Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  6. Acabei de os fazer e ficaram maravilhosos Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Têm aspeto maravilhoso!

    Só tenho receio de ficaram rijos ... a semana passada experimentei fazer pães de leite (pela 1ª vez) e ficaram rijos.

    Acho que vou tentar esta receita ... o filhote é viciado em chocolate.

    Já agora ... onde comprou as pepitas? São as Vahiné?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carminha :)
      Se os guardar numa caixa, tipo caixa de bolachas, não ficam secos.
      Eu comprei as pepitas numa casa de aritgos para pastelaria mas ás vezes uso as da vahiné.
      Em relçaõ ao pão de leite, muita gente se queixa do mesmo, mas a mim nunca me aconteceu o mesmo.

      bjnhs

      Eliminar
    2. Quanto ao ficarem rijos creio que devem ou ter fermentado pouco ou tempo a mais no forno. O Tempo de fermentação tem de ser seguido à risca assim como o dobrar de volume e as esperas após moldar. Tempo a mais no forno também faz com que fiquem mais sêcos.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...